Prefeitura de Rosário do Catete

Rosário realiza Conferência Municipal da Educação 2019

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
04/02/2019 às 14h34

Cumprindo o Plano Municipal da Educação, a Secretaria da Educação de Rosário do Catete, realizou nesta segunda-feira, 4, no Centro de Idosos da cidade, a Conferência Municipal da Educação 2019. O tema foi ‘Avaliação e Monitoramento do Plano da Educação-PME’.

O objetivo geral da Conferência é apreciar, aprovar e dar contribuição a cercados relatórios de monitoramento e avaliação, as diretrizes, metas e estratégias do Plano Municipal da Educação(PME 2015-2025). Já o específico, é sensibilizar os gestores de educação sobre a participação deles no Plano e a construção das Políticas Públicas na área com a participação popular.

Na abertura do evento, o prefeito Vino Barreto foi representado pela Primeira-dama de Rosário do Catete, Dona Nena Barreto. Como professora aposentada, ela falou dos investimentos que a gestão ‘Trazendo o Futuro Pra Perto da Gente’ tem feito no setor educativo e sugeriu aos colegas de magistério que, durante a Semana Pedagógica avaliassem a implantação da Educação Para a Paz.

A secretária municipal da Educação, Edjária Chagas reforçou a fala da primeira-dama, lembrando aos colegas os avanços e melhorias conquistados na gestão do prefeito Vino Barreto, como a valorização da carreira, o pagamento de um terço de férias, estruturação das escolas, a exemplo da climatização das salas de aula.

“Eu peço a vocês que levem essas conquistas para a sala de aula, transformando-as em resultado prático, melhorando o aprendizado dos nossos alunos e consequentemente elevando o desempenho do município no IDEB. Façam com seus estudantes o que vocês querem que façam com seus filhos. Vamos assumir esse compromisso, melhorar a qualidade do nosso ensino”, disse a secretária em tom de desabafo e cobrança.

A palestra de abertura foi com o representante do Fórum Estadual da Educação, professor Mestre, Jonas José de Matos, abordando a ‘Gestão Democrática’ que, segundo ele, está além da eleição do diretor da escola.

“Na prática, a gestão democrática é a participação de todos na construção do projeto político e pedagógico de cada estabelecimento de ensino. Muitas vezes tem a eleição para diretor, mas a gestão não é democrática. Em outros casos, o diretor não escolhido pelo voto direto, mas a administração é coletiva, é compartilhada. O que torna o diretor um mecanismo na melhoria do ensino, é a forma como os participantes do processo vão encarar o processo, se de disputa pelo poder ou se vai ser de construção de práticas que melhoram a aprendizagem dos alunos”, explanou o Mestre Jonas.

A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação, Fórum Municipal da Educação e Conselho Municipal da Educação.

Data e hora da ultima atualização.

Última atualização: 25 março 2019 21:15:26