Conselho realiza Conferência Municipal da Criança e do Adolescente em Rosário

Publicado por Thiago Gomes Cruz
14/11/2018 às 13h15

Com representações de alunos das escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, da Polícia Militar e de outros segmentos da população, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Rosário do Catete, realizou nesta terça-feira, 13, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema central ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’.

Na solenidade de abertura, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal da Assistência Social fizeram uma apresentação cultural.

Ao iniciar os discursos, em rápidas palavras e visilmente emocionado, o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Elisson Silva agradeceu o empenho da equipe na realização do evento e pediu que a população compreendesse o papel do Conselho, pois ele não é lugar de fazer política partidária.

A primeira-dama de Rosário, Dona Nena Barreto enalteceu as ações que a gestão do prefeito Vino Barreto vem fazendo em prol das crianças e adolescentes rosarenses, por conhecer a causa, pois já foi secretária da Assistência Social. “Os investimentos feitos na Educação até o momento e o Programa de Inclusão Social Bolsa PIS, são dois exemplos que o prefeito dá, uma vez que cuidar das famílias, é garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de nosso município”.

Representando a Câmara, a vereadora Roseni Barbosa ressaltou a participação dos representantes da Polícia Militar de Sergipe por causa do momento difícil no país envolvendo crianças e adolescentes, e conclamou todos a abraçarem a causa da Infância e da Juventude. O vereador George Santana também participou da abertura.

Já o conselheiro Hugo Brasileiro representando o Conselho Tutelar, classificou o dia como importantíssimo para discutir, sugerir e promover as políticas públicas para a criança.

O prefeito Vino Barreto manifestou contentamento com a quantidade de jovens participantes e espera que no futuro eles sejam protagonizadores do evento, sejam como representantes da comunidade ou como gestores públicos. “Nós estamos fortalecendo as nossas Educação, Saúde e Assistência Social para que vocês tenham um futuro melhor. Para isso acontecer, temos garantido recursos no orçamento do município para essas áreas”.

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Anderson Sales abriu o evento dando boas-vindas a todos e parabenizou o trabalho do secretário Elisson Silva pelo apoio as atividades do conselho.

Na sequencia, a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Josevanda Mendonça Franco proferiu a palestra magna abordando o tema da conferência: ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’.

A Conferência

Antes da Conferência Municipal, foram realizadas três Conferências Livres, uma no dia 16 de outubro no Povoado Siririzinho, e outras duas no dia 30 do mesmo mês, na sede do município.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a de Assistência Social, da Educação, da Saúde, do Esporte e Lazer, da Cultura, do Transporte e da Acessibilidade.

A principal característica da Conferência é reunir representantes do governo e da sociedade civil, especialmente as próprias crianças e adolescentes, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Data e hora da ultima atualização.

Última atualização: 06 dezembro 2018 10:39:14