Prefeitura de Rosário promove café da manhã e palestras no Novembro Azul

Publicado por Thiago Gomes Cruz
Fonte: Secretaria Municipal de Rosário do Catete
28/11/2018 às 11h49

Com um saudável café da manhã, o Centro de Fisioterapia e a Unidade da Saúde Dr Edélzio Vieira de Melo promoveram nesta terça-feira, 27, palestras alusivas ao Novembro Azul. O prefeito Vino Barreto, acompanhado de secretários municipais participou das atividades.

Ao abrir os trabalhos, o prefeito ressaltou para os presentes que os homens não podem deixar de fazer a prevenção do câncer de Próstata, pois tem um exemplo na família dele. “Meu pai teve problemas com esta doença, inclusive faleceu por causa dela. Por isso, não só eu, mas todos nós devemos fazer os exames preventivos para não sermos a próxima vítima”.

Com a plateia formada em sua maioria por homens acima dos 55 anos, coube ao psicólogo Marcus Vinicius, da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), falar de medos e tabus que ainda existem sobre alguns exames preventivos do câncer de Próstata. “Tentei mostrar para eles que prevenir é a melhor maneira de evitar o câncer e ter boa qualidade de vida. E isso só se consegue procurando o médico e fazendo os exames, principalmente o do toque retal, quando for necessário”.

De acordo com a diretora da Atenção Básica da SMS, Andrea Rodrigues, as atividades do Novembro também foram realizadas em outras Unidades Básicas de Saúde com os profissionais locais e o apoio do Núcleo de saúde da Família(Nasf).

As próximas ações do Novembro Azul em Rosário do Catete serão nesta quarta-feira, 28, no ginásio de esportes com uma partida de futebol de salão e a presença da Unidade Móvel de Saúde com dois consultórios realizando testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite, PSA e vacinação.

Na quinta-feira, 29, os profissionais da Secretaria da Saúde de Rosário do Catete levam o Novembro Azul até os trabalhadores da Mosaic Fertilizantes(antiga Vale do Rio do Doce).

Data e hora da ultima atualização.

Última atualização: 06 dezembro 2018 10:39:14