Desfile cívico em Rosário do Catete celebra 195 anos da Independência do Brasil e traz a sustentabilidade como tema

05/09/2017 12:46:00    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Buscando conscientizar a população da importância das comemorações cívicas alusivas à Independência do Brasil, o Governo Municipal de Rosário do Catete, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 01 e 02 as comemorações da Semana da Pátria abordando a temática “Rosário a Caminho do Turismo Sustentável”.

O desfile de abertura foi realizado no dia 01, composto por um pelotão de bandeiras formado por alunos da rede municipal de ensino e pelotões formados pelo Grupo de Escoteiros Zulus de Rosário do Catete e uma apresentação do Grupo de Desbravadores, contando também com a participação da Guarda Municipal e da Banda de Percussão do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira da cidade de Maruim. Depois de percorrer as principais ruas da cidade, o desfile cívico chegou na praça Dr. Clodoaldo Passos onde aconteceu o hasteamento das bandeiras e logo após uma palestra no Cine Teatro Municipal Abílio Curvelo de Mendonça com o professor e historiador Adailton Andrade.

Para a secretária municipal de Educação, Edjaria Chagas, o desfile da Independência do Brasil mostra a força dos rosarenses em lutar sempre por um país cada vez melhor, justo, solidário e comprometido com o desenvolvimento de seu povo.

“Nosso desfile mostrou o quanto temos orgulho de sermos brasileiros e, principalmente, rosarenses. Comemoramos a nossa independência de Portugal, mas também mostramos para o mundo o quanto nos orgulhamos em ser brasileiro, e a nossa disposição em lutar por uma Brasil cada vez melhor”, observa a secretária.

Já no sábado (02), o desfile oficial aconteceu com a participação das escolas municipais: Creche Flôr da Inocência, Pré-escolar Amelia Resende, além de uma representação da secretaria de assistência social com o grupo de idosos e da Escola Bem-Me-Quer da rede particular de ensino, acompanhados pela Banda Musica Luiz Ferreira Gomes e da Banda de Musica Nossa Senhora do Rosário e bandas convidadas de outros municípios circunvizinhos que percorreram as ruas Nossa Senhora do Amparo, Barão de Maruim, Largo São Benedito, Praça Edézio Vieira de Melo, Rua Padre Rocha Vilar e Praça Clodoaldo Passos, local de encerramento do desfile e arreamento da bandeira.

O prefeito Etelvino Barreto (Vino Barreto), que foi saudado por professores, alunos e a população durante todo o desfile cívico, salientou a importância das comemorações alusivas à Independência do Brasil.

“Estou muito feliz com a organização desse desfile cívico e muito mais feliz com a participação do público. Isso mostra que a nossa gente se orgulha de ser brasileira e de ser rosarense. Entendemos que esta data deve ser celebrada como forma de percebermos a importância de sermos um país livre e independente”, discursou o prefeito.

A comunidade rosarense presente no desfile cívico aprovou a organização e as apresentações das escolas. É o caso da dona de casa Dayane da Silva que vibrava a cada apresentação.

“Há muito tempo não vejo um desfile bem organizado como este em Rosário. Emocionei-me muito com as apresentações de todas as escolas e das bandas. O prefeito e os demais organizadores do desfile estão de parabéns pela excelente celebração. Foi tudo muito lindo”, reconhece emocionada a dona de casa e mãe de aluno da rede municipal de ensino.

Assinatura de Termo de Compromisso

Ainda na cerimônia, o prefeito Etelvino Barreto, assinou em praça pública o Termo de Compromisso para pagamento das emendas impositivas em favor da Associação de Músicos de Rosário do Catete e da Sociedade Musical Luiz Ferreira Gomes. Ambas receberão como forma de incentivo um montante de 95 mil reais que serão repassados para as duas bandas de música do município.

Presenças

Além do prefeito Vino Barreto, do vice-prefeito Monteirinho e da secretária de Educação, Edjária Chagas, também prestigiaram o evento os secretários municipais: Delson Leão (Secretário de Juventude e Esporte); Ellyson da Silva (Secretário de Assistência Social); Hélio dos Santos (Secretário de Meio Ambiente); Joseane Andrade (Secretária de Gabinete); Jose Marcos Batista (Secretário de Ordem Pública), Karlison Daniel Souza (Secretário de Administração); Maura Cecilia (Secretária de Cultura), e Tirzah Rezende (Secretária de Comunicação), Alan Diego (Secretário de Assuntos Jurídicos), Rubens Vitorino (Secretário chefe de Controle Interno), Adriana do Nascimento (Secretária de Finanças), Cristiane Ferreira (Secretária de Planejamento e Orçamento), José de Souza (Secretário de saúde), Rafael Dantas (Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho), a primeira-dama Maria das Graças (Dona Nena), diretores, coordenadores e servidores municipais, além dos representantes do Poder Legislativo Municipal, vereadores Walter Barreto e Manoel Santana.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete