Outubro Rosa: Governo Municipal promove ação integrada entre secretarias municipais e oferece serviços para comunidade rosarense

10/11/2017 10:28:00    Fonte: Secretaria de Comunicação Social

SECOM/Igor Dias

Com oferta de diversas atividades ao público feminino presente, na manhã desta terça-feira (31), no Centro Recreativo Rosarense, ação integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Educação aconteceu com o apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres - CPPM, órgão da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos - SEIDHS.

Aproximadamente quinhentas pessoas foram atendidas com nossos serviços, com palestras educativas sobre o câncer de mama, prevenção, beleza, bem-estar, entre outras atividades destinadas ao público feminino. Ainda contamos com o sorteio de brindes, apresentação cultural com música ao vivo, além de um coffe break, massoterapia e acupuntura.

“Constatamos nessas ações conjuntas uma oportunidade de atingir o público alvo das ações de políticas públicas, que em determinados casos são formados por pessoas da mesma família. Unindo ações com as outras secretarias concretiza a visão maior do Governo Municipal, que é de cuidar das pessoas”, afirma Elisson da Silva, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Dentre os muitos serviços oferecidos, os de beleza e estética foram os mais procurados. Segundo a psicóloga e Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para mulheres, Osana Oliveira, as mulheres precisam buscar sua independência e nunca deixar de buscar seus direitos em caso de violência ou constrangimento, e que buscar informação é a melhor opção para a garantias de seus direitos.

Saúde em primeiro lugar

“Nós ocupamos uma pasta muito complexa e cheia de desafios, mas em eventos como o de hoje percebemos a importância de conscientizar as pessoas de buscar tratamento para este mal tão severo que tem atingido muitas pessoas”, afirma José Souza, Secretário Municipal de Saúde.

Um dos momentos marcantes do evento foi o da presença de Mislene Resende. Ela que é moradora do município, tem uma belíssima história de superação na luta contra o câncer de mama e teve a oportunidade de conversar com os presentes sobre os desafios e embates que enfrentou após o diagnóstico e tratamento da patologia. Mislene é uma das modelos do projeto “Eu Ainda Sou Bela” desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e produzido pelo fotógrafo Bruno César.

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente oferecendo matrículas no Programa EJA, além da Biblioteca Móvel que esteve disponível para os presentes durante todo o evento. “Apesar do tema abordado na campanha ser direcionado a saúde da mulher, estamos presentes na ação integrada, proporcionando a este mesmo público a busca de uma independência intelectual através dos instrumentos de educação e ensino, afirma Edjária Chagas, Secretária Municipal de Educação.

"Histórias como a de Mislene nos enchem de esperança. Apesar de sabermos que a doença é voraz, percebemos que podemos diagnosticar de forma antecipada e contarmos com pessoas que nos apoiam nos momentos difíceis", afirma o prefeito.
Sobre o Novembro Azul, não podemos esquecer que é o mês dedicado aos homens, e que eles necessitam procurar os médicos para os exames de rotina.

#RosárioMaisSaúde
#ÉHoraDeCuidarDasPessoas