Abertura do 1º Festival de Artes e Relações Étnico-Raciais de Rosário do Catete

10/11/2017 11:47:00    Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Nesta segunda-feira (06), no Cine Teatro Abílio Curvelo de Mendonça, as atividades do 1º Festival de Artes e Relações Étnico-Raciais foram iniciadas. O evento é promovido pelo Governo Municipal, através de ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

O festival acontece entre os dias 06 a 17 novembro com apresentações culturais e participação das escolas da rede municipal de ensino. A proposta do evento está baseada na valorização das manifestações culturais a partir da busca do conhecimento, usando as ferramentas educacionais como meios de articulação para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e que saiba respeitar as diferenças e superar as desigualdades.

“Temas como: cultura e consciência negra serão abordadas durante o mês de novembro em todo Brasil. Nada melhor do que trazer para o ambiente educacional de nossa cidade, algumas das principais manifestações culturais do nosso estado, possibilitando a comunidade escolar uma maior identificação com conceitos, manifestações e conhecimentos que estão impregnados em nossa formação como “Povo Brasileiro” e que em muitas das vezes, por não conhecermos não valorizamos”, afirma Edjária Chagas, Secretaria Municipal de Educação.

O evento cotou com a participação da Banda Marcial do Projeto Mais Educação, Grupo de Capoeira Guerreiro de Angola (professor “Cicatriz”), Reisado da Escola Cônego Serapião Machado e do Grupo Negros do Ilê Axé (“Mestre Laconga”) da cidade de São Cristóvão, além de palestra realizada pela Professora Msc. Janaina Couvo Teixeira de Aguiar, que abordou a temática Relações Étnico-Raciais.

“A educação é o melhor caminho para formação de uma sociedade mais justa e igualitária. As abordagens sobre a participação do negro no processo de formação do nosso país e a presença representativa que possuímos em todas as atividades do meio social precisam ser um tema para todo o ano e não somente para uma data específica".

Ainda segundo a Secretária de Cultura, a atividade realizada em parceria com a Secretaria de Educação atinge um público ainda em formação, podendo recriar a realidade dos conceitos pré-formados que prejudicam o crescimento social. E, dessa maneira, é possível construir uma sociedade livre de preconceitos, com legado cultural e histórico valorizados.

As atividades continuam até o próximo dia 17 de novembro, quando acontece uma caminhada pelas ruas da cidade com alunos da rede municipal de ensino e grupos folclóricos e culturais.

#RosárioMaisEducação
#SemanaDaConsciênciaNegra