Portal da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete - Notícia

Agosto Dourado: Gestantes participam de palestra com médica Pediatra

05/09/2017 12:17:00    Fonte: Secretaria de Comunicação Social

SECOM/Igor Dias

A espera pelo nascimento do bebê é um momento singular na vida de cada mãe, e tanto no período da gestação como em todo desenvolvimento após o nascimento, geram uma série de dúvidas e ansiedades. Uma das grandes dúvidas é sobre a importância da amamentação e os cuidados que a mãe deve ter para garantir este importante beneficio ao recém-nascido.

O mês de agosto que foi escolhido nacionalmente com símbolo da luta pelo incentivo a amamentação com a campanha “Agosto Dourado”, em Rosário do Catete a campanha foi celebrada com ações voltadas às mães que viverão o desafio de garantir a saúde do bebê através da amamentação.

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã de hoje (30), no Cine Teatro Municipal Abílio Curvelo de Mendonça, palestra com a Pediatra Ingrid Vega que abordou os benefícios da amamentação e sua importância para a saúde do bebê, além das formas corretas de realizar a amamentação. A ação é um projeto integrado pelas secretarias municipais de saúde e de assistência e desenvolvimento social que realizam o acompanhamento das gestantes, antes, durante e após o nascimento do bebê com diversas ações de informação e apoio a todas elas.

A Doutora Ingrid Vega, médica pediatra da rede municipal de assistência à saúde explica que: “Os primeiros dias de amamentação é uma verdadeira olimpíada, pois eles (bebês), ainda não sabem como fazer a “pega de mama” corretamente, mas as mães, devem fazer todo o esforço possível para que eles mamem. A afirmação de que “com gogó também se cria”, só é válido para nossas mães e avós que não tinham a oportunidade de viver momentos de instrução como este. As primeiras mamadas, mesmo que pareça pouco é o que garante a imunização de muitas doenças.

Na oportunidade, cada gestante presente, recebeu um quite contendo um repelente e um pacote de fraldas, além de participar do sorteio que premiou a senhora Isabela Conceição Dantas com um ensaio fotográfico para gestantes, contendo 10 fotos, oferecido pelo fotógrafo Igor Dias da assessoria de comunicação social.

“A secretaria municipal de Assistência Social oferece a todas as mães gestantes, o Programa de Atenção a Gestantes. Palestras, rodas de conversas, além de um auxílio financeiro para compra de enxoval, são ofertados as mães que participam regularmente das reuniões que acontecem quinzenalmente no Centro de Convivência de Idosos a partir das 14h00. Para participar do programa, as gestantes devem procurar a equipe do PAIF e realizar sua inscrição. O próximo encontro do Programa de Atenção às Gestantes acontece no dia 13 de setembro”, afirma Ana Isabela, assistente social da equipe PAIF.

O casal Luciana Balbino e Jonas França, ambos com 23 anos e que vivem a espera do primeiro filho, estiveram presentes à palestra e afirmaram: “Foi importante para nós, estarmos aqui para tirarmos nossas dúvidas, como por exemplo, o tempo que o bebê deve mamar, o intervalo de cada mamada, a cor do leite que sai nas primeiras semanas... Apesar de tudo ser uma novidade para nós, já que somos “marinheiros de primeira viagem”, termos estas informações e o apoio das equipes de saúde e assistência, já faz uma grande diferença”.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete