Portal da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete - Notícia

Seminário do Programa Mão Amiga acontece em Rosário do Catete

05/09/2017 12:53:00    Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Na manhã desta segunda-feira (04), o Seminário do Programa Mão Amiga aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos. Desde 2009, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão Social, realiza este programa durante os meses da entressafra das lavouras da cana-de-açúcar e da laranja. Atualmente, mais de 8 mil trabalhadores rurais sergipanos são beneficiados pelo programa, que busca fortalecer a cidadania, através dos seminários, e minimizar os efeitos do desemprego.

Em Rosário do Catete, mais de 65 trabalhadores são beneficiados pelo programa que conta com a parceria do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rosário do Catete.
A caravana liderada pelo vice-governador Belivaldo Chagas e o secretário Zezinho Sobral, foi recepcionada pelos beneficiários do programa que lotaram o local. Desde o último sábado o Governo do Estado já liberou a terceira parcela do benefício que garante a subsistência dos trabalhadores no período de entressafra da cana-de-açúcar na região.

“Não estamos aqui fazendo favor algum a vocês. O benefício do “mão amiga” é concedido a vocês trabalhadores, porque neste período em que não há produção, só vocês sabem a importância destes auxílios financeiros que parecem pequenos, mas fazem uma grande diferença na família de cada um. Bom seria que houvesse o trabalho, pois é digno de cada um de vocês, mas quando as oportunidades não existem, nossa obrigação como gestores de políticas públicas é garantir programas como estes de transferência de renda, afirma o vice-governador Belivaldo Chagas.

Em seu discurso o prefeito Etelvino Barreto agradeceu entusiasmado a presença do vice-governador e afirmou: “Cuidar de pessoas tem sido a máxima de nossa administração e perceber que o que temos feito também é uma preocupação do governo do estado nos deixa motivado a mesmo em meio as dificuldades continuar conduzindo a administração municipal a despeito de todas as dificuldades. Temos buscado através dos programas sociais de transferência que desenvolvemos aqui no município, garantir a impessoalidade e manter a seriedade e transparência na busca de cuidar sempre das pessoas da melhor forma possível.

“O Mão Amiga vem complementar outros programas sociais do Governo Federal como também os programas desenvolvidos pelo município. Este programa, além de fazer a diferença na vida do homem do campo nos meses que não há a possibilidade de produção na sua cultura, garante a complementação da renda familiar”, afirma o secretário do estado Zezinho Sobral.

Na oportunidade os trabalhadores da cana-de-açucar e os presentes ainda puderam participar de uma palestra com o representante da Endagro que enfatizou a importância dos cuidados no manejo e uso de agrotóxicos, alertando sobre os perigos do uso indiscriminado.

Além dos membros da caravana do Programa Mão Amiga que visitaram ainda no dia de hoje, outras cidades do nosso estado. Estiveram presentes o prefeito Vino Barreto, o vice-prefeito Magno Monteiro e os secretários Delson Leão (secretário de Juventude e Esporte); Ellyson da Silva (secretário de Assistência Social); Hélio dos Santos (secretário de Meio Ambiente); Joseane Andrade (secretária de Gabinete); Karlison Daniel Souza (secretário de Administração); Maura Cecilia (secretária de Cultura), Rubens Vitorino, (secretário chefe de Controle Interno), Adriana do Nascimento (secretária de Finanças), a secretária de Planejamento e Orçamento, Cristiane Ferreira, Rafael Dantas (secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho) além da primeira dama Maria das Graças (Dona Nena), do vereador Walter Barreto e do Vereador Elton Lima, representado na ocasião por sua assessoria, diretores, coordenadores e outros servidores do município.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete