Mulheres do Bolsa PIS assistem palestras sobre o Outubro Rosa

08/10/2018 11:42:00    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

SECOM/Igor Dias

O Outubro Rosa foi o tema da IX Atividade Socioeducativa do Programa de Inclusão Social(Bolsa PIS) da Prefeitura de Rosário do Catete, na manhã desta quinta-feira, 4, no Centro Recreativo Rosarense. A programação foi iniciada pela secretária da Saúde, Marilene Dória que anunciou a realização do mutirão de exames de lâmina, da caminhada de combate ao câncer e em breve, a realização de exames de mamografia para as mulheres. Ela também parabenizou os agentes de Saúde e de Endemias pelo dia deles, comemorado hoje.

Na sequência, foi realizado um aquecimento com músicas que valorizam e destacam a força da mulher na sociedade. Depois, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) em falas breves, abordaram tópicos da saúde feminina, a exemplo da importância do autoexame na prevenção do câncer de mama. Também foram apresentados os integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf), composto de psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.

Já a Primeira-dama de Rosário do Catete, Dona Nena Barreto reforçou a necessidade da boa informação para a saúde da mulher, principalmente nos cuidados diários com o corpo. Ela também enfatizou a importância do Bolsa PIS para as rosarenses. “Aproveito uma palavra muito usada no momento, para dizer que o PIS significa o empoderamento de 431 famílias contempladas, que multiplicando por três, dá um total de 1.300 pessoas beneficiadas”.
Dona Nena também elogiou o empenho e a união das Secretarias da Saúde e a da Assistência e do Desenvolvimento Social na organização do evento.

O prefeito Vino Barreto lembrou aos beneficiários o esforço que a administração vem fazendo para manter o Bolsa PIS. “Estamos deixando de investir em outras áreas da cidade para pagar a vocês em dia. Em menos de 60 dias foram quatro parcelas. Lamento a falta de participação de alguns nas atividades. Quem não participar será desligado, pois têm muitos querendo entrar”.

Vino também cobrou dos adversários políticos, respeito, pois por não terem o que falar da administração, procuram atingir ele e a família. “Eles esquecem que deixaram o hospital fechado com uma dívida de R$1,5 milhão e eu o reabri para atender o povo? Agora estamos com a equipe do Nasf. Isso é investir na saúde do nosso povo, sem contar os investimentos na Guarda Municipal em viaturas, no prédio e em cursos de atualização”, declarou o prefeito.

Secretaria de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete

Palavras-Chave: outubro rosa, bolsa PIS, mulheres, beneficiários