Nesta sexta-feira (19), uma grande manifestação cultural invadiu, literalmente, a Praça dos Quiosques, em Rosário do Catete. Dança, artesanato e apresentação musical marcaram as comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
As primeiras apresentações foram dos alunos do Pré-Escolar Amélia Correia de Resende com coreografias de músicas, que remetiam à luta do negro na sociedade. Em seguida, o grupo rosarense, Raízes de Angola, com os mestres Carrapato e Cicatriz, apresentaram o tradicional maculelê. Rute Hellen fez uma apresentação solo, onde esbanjou alegria e delicadeza. Por fim, o Grupo de dança 'Um quê de negritude', de Aracaju, trouxe um espetáculo que misturava manifestações afro-brasileira, africana e indígena.
Além dos produtos das artesãs rosarenses, que foram colocados à disposição para venda e apreciação do público, também foi disponibilizada ao público, gratuitamente, uma oficina de tranças nagô.
O artista rosarense, Juninho Rodriguez, finalizou a grande festa alusiva ao Dia da Consciência Negra com um repertório atualizado e empolgante.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maura Cecília, recepcionou os secretários municipais Mislene Santos (Gabinete), que representou o prefeito César Resende e o vice-prefeito Magno Monteiro; Pablo Augusto (Administração), Edílson Oliveira (Infraestrutura), Elton Lima (Educação) e Cícero Netto (Comunicação).