Na manhã desta quarta-feira (26), aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, a apresentação do Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria Municipal da Educação e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Rural.
O projeto piloto “Regionalização da Alimentação Escolar” tem como objetivo a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis produzidos por grupos informais, fornecedores individuais e grupos formais da Agricultura Familiar. Os fornecedores foram escolhidos após edital da Chamada Pública para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) publicado pela Seduc a fim de atender com oferta de abobrinha, beterraba, cenoura, goiaba, quiabo, pimenta, mamão, maxixe, entre outros produtos.
O prefeito de Rosário do Catete, César Resende, destacou as ações que visam impulsionar a agricultura familiar. “Como forma de potencializar a agricultura familiar, estou buscando meios para garantir a transferência do título das terras para os agricultores, possibilitando aos donos, a aquisição de crédito junto às instituições bancárias. Também destacamos a pavimentação de áreas rurais com o objetivo de facilitar o escoamento da produção”, frisou.
Além do prefeito César Resende; o vice-prefeito Magno Monteiro; os secretários municipais Antônio Monteiro dos Santos (Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Verônica Menezes (Assistência e Desenvolvimento Social); Wagner Quintela (Desenvolvimento Econômico), Cícero Netto (Comunicação) e Cícero Santos (Adjunto da Infraestrutura); a coordenadora do Banco de Alimentos Municipal, a nutricionista Ana Paula; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rosário do Catete, Mara Cely; a técnica Mírian, que representou o Sebrae, e a nutricionista Raquel prestigiaram o evento.