A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Banco de Alimentos, realizou na última quarta-feira (20), mais uma entrega de kits de produtos agrícolas para famílias que residem no Conjunto Etelvino Barreto e na Vila Cajá, em Rosário do Catete/SE. Nesta entrega, além dos milhos oriundos da horta comunitária do Complexo da Assistência Social, também foram distribuídas hortaliças doadas por agricultores da Região de Itabaiana/SE.
Segundo o Índice de Pesquisa sobre o Desperdício de Alimentos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os alimentos mais desperdiçados em 2020 nos supermercados brasileiros foram frutas, legumes e verduras, o que corresponde a 5,25% do faturamento bruto. Se por um lado, as maiores perdas nos supermercados são de frutas, legumes e verduras, por outro lado, estes são extremamente os itens que as populações mais carentes não conseguem comprar.
O Banco de Alimentos desenvolve ações com objetivo de beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Como equipamento público de alto impacto social, visa o combate ao desperdício de alimentos, garantir o direito humano à alimentação, reduzir a fome e a insegurança alimentar, além de fomentar o desenvolvimento econômico agrícola local. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Somente quando os alimentos são seguros podemos aproveitar ao máximo seu valor nutricional e os benefícios mentais e sociais de compartilhar uma refeição segura.