Na manhã desta sexta-feira (20), no auditório vereador Manoel de Lima Maxi, na Câmara de Vereadores de Rosário do Catete, a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, Érika Leite Santana, palestrou sobre os 15 anos da Lei Federal nº 11.340/2006, Lei Maria da Penha. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social integra a programação da campanha ‘Agosto Lilás’, no município de Rosário do Catete.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Verônica Menezes, destaca que a Lei Maria da Penha é um marco importante pois cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. “A Lei Maria da Penha é um marco na luta no combate à violência contra mulher. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres e procuramos desenvolver políticas públicas para auxiliar as mulheres nesta luta cotidiana. Estamos abertos para ajudar todas as mulheres. Não se cale! Denuncie 180”, ressaltou.
Já a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Rosário do Catete, a assistente social Nadja Nobre, destacou a importância da rede de proteção. “Estamos reunidos para lutar pelas mulheres, que merecem respeito em todos os aspectos, pois somos todos iguais perante à lei. Buscamos desenvolver parcerias cotidianas para executar ações em parceria com as demais instituições públicas. Não se sinta só. Toda a rede pública de apoio encontra-se à disposição. Violência contra mulher não tem desculpa, tem lei”, reforçou.
O Agosto Lilás busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o combate à violência contra a mulher, além de divulgar os canais para atendimento às mulheres que buscam ajuda, como por exemplo, a Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180. As agressões contra as mulheres podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. As consequências são diversas e podem resultar em mortes, lesões, traumas físicos, agravos mentais e emocionais.
O evento contou ainda com as participações da presidente da Câmara de Vereadores de Rosário do Catete, Amélia Resende; dos vereadores Rafael Dantas, Genilson José (Tchi da Banda), Ellyson Santana, Rosivaldo dos Santos (Dunga de Siririzinho), Willamis Cruz (Mi Cabeleireiro); do secretários municipais Wagner Quintela (Orçamento, Planejamento e Gestão), Glícia Fontes (Saúde), Elton Lima (Educação), José Anselmo Santos (Ordem Pública e Mobilidade Urbana), Mislene dos Santos (Gabinete), Neto Leão (Juventude e Esporte). A nova delegada de Polícia Civil de Rosário do Catete, Andrezza Tayse Cavalcanti Costa; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rosário do Catete e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, Mara Celi; e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Paula dos Santos Medeiros também prestigiaram a solenidade, que obedeceu as medidas sanitárias definidas pela resolução do Comitê Estadual Científico para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
Por Keizer Santos
Fotos: Paulo César Moura