O prefeito de Rosário do Catete, Antônio César Correia Diniz de Resende, encaminhou nesta quinta-feira (10), ofícios ao presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Dantas de Souza, que visam as alterações das leis municipais nº 911 e 912, de 25 de fevereiro de 2022. A proposta da nova redação, autoriza o Município a conceder uma bonificação única de R$ 50 mil para cada banda rosarense: Sociedade Musical Filarmônica Luiz Ferreira Gomes e a Banda de Música Nossa Senhora do Rosário.
A Banda Luiz Ferreira Gomes, mantida pela Associação dos Músicos de Rosário do Catete (AMURC), fundada em 1991, é pentacampeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) e octacampeã estadual reconhecida pela Federação de Fanfarras e Bandas de Sergipe (FFABASE). A Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, fundada em 2013, é pentacampeã norte-nordeste, hexacampeã da Copa Nacional das Campeãs e heptacampeã estadual reconhecida pela Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Sergipe (Abanfare/SE).
De acordo com o prefeito César Resende, a ação é importante para fomentar a cultura rosarense. “A medida tem como objetivo valorizar os representantes da nossa cultura, proporcionar condições para a compra de fardamento e instrumentos, que possam garantir o papel social das bandas na transmissão dos conhecimentos musicais aos jovens rosarenses. Cabe destacar, que as bandas representam, e muito bem, o nosso Município, em diversas copas e campeonatos além dos nossos limites geográficos”, destacou.
No final do mês de outubro, o prefeito César Resende; o vice-prefeito Magno Monteiro; o maestro da Banda Nossa Senhora do Rosário, Edno Gomes; e o presidente da Associação dos Músicos de Rosário do Catete (AMURC), Elberty Ferreira, estiveram reunidos para a construção da proposta de Lei. Atualmente, as duas entidades culturais recebem da Prefeitura de Rosário do Catete o pagamento de subvenção mensal equivalente a R$ 10 mil.
Por Keizer Santos