12 de março de 2022 ficará na história rosarense, pois além de ser comemorado os 186 anos de Emancipação Política de Rosário do Catete, foi a data de inaugurações de diversas obras, que refletem positivamente na vida de muitas pessoas.
As comemorações começaram logo cedo com alvorada festiva. Às 7h30, a Guarda Municipal, a Sociedade Musical Filarmônica Luiz Ferreira Gomes e a Banda de Música Nossa Senhora do Rosário desfilaram pelas ruas da cidade com destino a Praça Dr. Clodoaldo Passos. Em seguida, aconteceu o hasteamento dos pavilhões, execução dos hinos municipal e nacional, além do lançamento do Hino da Guarda Municipal, com letra e música do maestro Jean Wagner. As comemorações continuaram com a missa campal solene celebrada pelo Pe. Diógenes Rodrigo Rodrigues Araújo. O Torneio da Emancipação, que reuniu alunos das escolas da sede e de Siririzinho, foi finalizado no ginásio de esportes com a disputa do terceiro lugar e da grande final.
Na segunda parte das comemorações, aconteceu uma série marcante de inaugurações. A primeira ocorreu com a inauguração da pavimentação da Rua Santa Terezinha, no Conjunto Mutirão. Depois a comitiva se deslocou para o Conjunto Morada ao Sol, onde foram inauguradas as pavimentações das Ruas 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Em seguida, foi inaugurada a pavimentação da Travessa Roberto Dias, no Incra. Outra inauguração marcante foi a que marcou a abertura da Unidade Básica de Saúde Dr. José Fernandes Araújo, na Avenida Humberto Gomes. Logo depois, ocorreu a solenidade de entrega do Terminal Rodoviário Lourival Rodrigues Dantas. Finalizando as atividades do turno vespertino, as autoridades prestigiaram os stands das secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social.
A noite começou animada com apresentação da Sociedade Musical Filarmônica Luiz Ferreira Gomes, Banda de Música Nossa Senhora do Rosário e do Batalhão do Rosário. Ainda na Praça Dr. Clodoaldo Passos, aconteceu a entrega dos certificados aos alunos dos cursos ofertados em parceria com o Senai e das carteiras aos artesãos. Em seguida, os rosarenses conheceram a campeã do concurso literário, a aluna Sofia Neres, do 7º ano da Escola Bem Me Quer.
Em momento histórico, foi inaugurada a reforma do Grupo Senador Leandro Maciel, que foi construído na década de 30, no governo de Augusto Maynard Gomes. Durante a solenidade, vários oradores homenageados discursaram com muita emoção. Principalmente, durante o descerramento da placa, que marcou a inauguração da galeria Professora Helena Xavier Cruz.
Por fim, os munícipes cantaram os parabéns para Rosário do Catete, onde foi cortado o imenso bolo em homenagem ao nosso Município pelos 186 anos de Emancipação Política.
Presenças
Além das presenças do prefeito César Resende e do vice-prefeito Magno Monteiro; secretários municipais e os vereadores Amélia Resende, Leonardo Santos, Willamis Cruz (Mi Cabeleireiro), Genilson José (Tchi da Banda), Ellyson Santana e Rafael Dantas também marcaram presença nas solenidades. O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Cristiano Cavalcante, e o secretário Extraordinário de Representação do Estado do Rio de Janeiro em Brasília, André Moura, e o deputado estadual Adailton Martins também prestigiaram este momento de festa rosarense, que ainda contou com a participação de diretores, assessores e demais representantes da Sociedade Civil.
Por Keizer Santos
Fotos: Paulo César Moura
Parabéns, Rosário do Catete!
Somos nós que fazemos a cidade!