Semana do Meio Ambiente em Rosário do Catete

21/06/2018 13:46:00    Fonte: Secretaria de Comunicação Social

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Esta foi a primeira atitude mundial realizada para tentar preservar o meio ambiente. No Brasil, através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

O Governo de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, celebrou a semana do Meio Ambiente, incorporada ao calendário brasileiro através do Decreto Federal 86.028/81,  com o objetivo de conscientização popular da preservação do patrimônio natural do país.

Dessa maneira, ocorreram palestras, exposições e oficina sobre o Projeto Aquaponia, recém lançado pela gestão, através da engenheira de pesca, Helen Taynara Araujo Sobral. Este projeto é alternativa real para a produção de alimentos de maneira menos impactante ao meio ambiente, já que se trata de um sistema de recirculação de água e nutrientes.

“A aquaponia é um sistema que objetiva não apenas a redução do impacto ambiental, mas também a superação ambiental, driblando deficiências que prejudicam o sistema produtivo, como por exemplo, a escassez de água, utilização de terras e utilização de nutrientes que seriam eliminados para o ambiente. Diante destes fatos, a aquaponia tem se tornado uma técnica promissora e lucrativa devido a utilização do benefício dos dois cultivos”, afirma a engenheira.

Além disso, os estudantes participaram de oficinas de reciclagem e conheceram mais as atividades desenvolvidas pela empresa MOSAIC no município de Rosário do Catete, através dos seus representantes.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Hélio dos Santos, a semana do meio ambiente em Rosário do Catete esclareceu a necessidade da ajuda da sociedade para cumprir seu dever com o meio ambiente, através da conscientização da preservação dos recursos naturais.

 

Palavras-Chave: meio ambiente, aquoponia

Fotos